(21) 3976-2731 | (21) 98877-6616 contato@enovatoldos.com.br

Cobertura Policarbonato

As coberturas e toldos passaram por inovações

 

Com o passar do tempo, as coberturas e toldos passaram por inovações permitindo uma maior variedade de modelos e de materiais para suas construções. Atualmente um tipo de cobertura que podemos ver com freqüência em muitos estabelecimentos e residências, são as coberturas de policarbonato.

O policarbonato é um plástico de engenharia, muito utilizado na arquitetura, indústria, automobilismo, medicina e muitas outras áreas. Seu uso é presente devido sua alta transparência e resistência diante a impactos, mesmo sendo mais leve que o vidro. Além de versátil, pois pode ser curvado a temperatura fria e possui proteção eficaz contra os raios ultravioletas.

O policarbonato é muito indicado para cobertura e fechamentos de construções que exigem iluminação natural, já que seu nível de transparência pode chegar a 89%. O policarbonato pode ser até 200 vezes mais resistente que o vidro e trinta vezes mais resistente que o acrílico. Sendo assim, ele é muito recomendado para cobrir áreas externas como jardins de inverno, varandas, garagens, estufas, piscinas, gazebos ou qualquer outro tipo de área.

Como o policarbonato possui proteção contra raios UV, sua durabilidade acaba sendo mais alta que as telhas de fibra de vidro ou PVC, já que não amarelam e não perdem a transparência, já que é resultado da reação dos derivados do ácido carbônico e o bisfenol.

 

 

As telhas de policarbonato não são apenas úteis, mas também garantem uma excelente estética ao ambiente, participando do projeto de decoração, já que nas coberturas podem ser utilizadas formas e curvaturas sem nenhuma emenda.

Tipos de Policarbonato

O policarbonato é comprado em chapas, porém pode ser classificado como telha, devido ao seu formato que é semelhante as telhas de aço galvanizado, de alumínio e de fibrocimento. Pode ser utilizado em telhados, coberturas e até fechamentos verticais.


Há três diferentes tipos de chapas de policarbonato disponíveis no mercado:

  • Compactas;
  • Alveolares;
  • Refletivas (melhor eficiência térmica).

 

Ao escolher o produto para aplicação deve-se levar em conta, os principais fatores como luminosidade e conforto térmico.

Normalmente as coberturas feitas em policarbonato são disponíveis em cores cristal, bronze, branco leite e fumê. Há alguns modelos feitos em verde e azul. As cores escuras como o bronze e o fumê são indicadas para quem busca menor índice de luminosidade, a vantagem delas é que transmitem menos calor, quando utilizadas em coberturas.

Em relação ao desempenho acústico, o poliestireno possui menor densidade que o poliuretano. Sendo assim, o poliestireno é um isolante acústico melhor que o poliuretano.

 

Principais vantagens do Policarbonato

Confira as principais vantagens desse material que vem ganhando espaço.

  • Altamente resistente a impactos;
  • Transparência;
  • Instalação rápida e fácil. As chapas são moldadas no próprio local da instalação;
  • Baixo peso, pesam a metade do peso de uma chapa de vidro;
  • Menores gastos em manutenção;
  • Contribui com a economia de energia;
  • Não propaga a chama em casos de incêndio pois o material é auto-extinguível. O policarbonato evita que o fogo se propague e os gases gerados são bem menos tóxicos que os do acrílico. Além de possuir propriedade que retarda a combustão.
  • Proteção anti-UV – As chapas de policarbonato recebem tratamento contra os raios ultravioletas, mantendo a  transparência e a resistência mesmo com o passar dos anos e a exposição direta ao sol, chuva e etc.
  • Garantia de 10 anos contra amarelecimento;
  • Versáteis. Podem ser instalados sobre estruturas de alumínio, aço ou madeira;
  • Excelente aspecto estético;
  • Sua condutibilidade térmica é reduzida em relação ao vidro e ao acrílico;

 

Cuidados com o Policarbonato

 

O policarbonato é um material altamente resistente, porém exige alguns cuidados para que sua durabilidade, resistência e aparência permaneçam sempre intactas.

É recomendado lavar a cobertura de policarbonato a cada 30 dias, logo pela manhã ou ao final da tarde, nunca lavar com o sol intenso.  A lavagem do policarbonato deve ser feita com máquina de jato e ao iniciar é importante molhar a cobertura com água corrente com bastante pressão. Não é recomendado  utilizar produtos de limpeza ou esponjas e vassouras. Utilize sempre esponja macia de algodão ou pano 100% algodão e sabão neutro. Utilizar materiais duros pode riscar o vidro.

Caso ocorram acidentes e caia tinta sobre as chapas de policarbonato, utilize apenas álcool isopropílico e em seguida lave com água e sabão neutro.

Conheça nossos outros serviços de toldos:

Toldos articulados

O toldo extensivo ou articulado, como também é conhecido, tem como característica principal funcionar como  extensão de edifício para o exterior.

Toldos Capota

Esse é um dos toldos que mais faz sucesso em áreas externas, sendo utilizado principalmente para coberturas.

Toldos de Varanda

Os toldos de varanda são indispensáveis quando se planeja ter uma área externa aconchegante, segura e confortável.

Toldos Cortina

Os toldos cortina são resistentes e duradouros, costumam ser produzidos com lona sintética, estrutura de alumínio ou até mesmo aço galvanizado.